Assine nosso Feed! :D

quarta-feira, 9 de março de 2011

Que mulher não gosta de usar biquíni?


Olá minha gente!

Depois de décadas sem postar, achei que agora seria a hora de retomar as atividades do blog!
Muita coisa aconteceu neste início de ano, algumas boas e outras nem um pouco, o que me impediu em primeiro momento a continuar escrevendo no Salto Alto. Agora que comecei novas atividades, creio que não vou ter tanta disponibilidade, mas prometo tentar deixar um post super legal por semana pelo menos... :D

Hoje vamos falar sobre o biquíni! O verão já começou faz tempo, mas ainda é tempo de renovar o traje pra embelezar as praias brasileiras.

Mas por quê tem esse nome?

O nome "biquini" é derivado do "Atol de Bikini", um atol do pacífico onde, em 5 de Julho de 1946 aconteceu uma explosão atômica experimental.
A idéia desse nome é que a mulher de com este traje provocava, na época, o efeito de uma "bomba atômica" (O que ainda ocorre hoje :P )



As precursoras do uso do Biquíni

No início as mulheres não estavam preparadas para usar peças de vestuário tão reduzidas, que mostravam o umbigo. Além disso, o biquíni foi proibido em vários países incluindo Portugal. No entanto, atrizes como Ava Gardner, Ursula Andress e Brigitte Bardot foram contra todos os preconceitos da época aderindo ao traje, como instrumento de sedução em filmes e em fotos.
Nos anos 60, o biquíni atingiu o auge de popularidade. Era muitas vezes usado como adorno em filmes e músicas, e como contestação política e social. Tornou-se um símbolo pop. No Rio de Janeiro tornaram-se populares os famosos biquínis "fio dental".

Ava Gardner

Ursula Andress


Brigitte Bardot


História do Biquíni

Anos 50

Estilo duas-peças, de tamanho grande e as cavas da calça são bem baixas. Foi considerado ousado, mas hoje é tido como um tamanho grande.

Anos 60

Ousado por deixar o umbigo bem à mostra, com cava maior que a dos anos 50.

Anos 70

Em geral com calcinha lisa e sutiã estampado. Era ousado porque o ideal seria ter o conjunto no mesmo padrão.

Anos 80

Era usada Lycra brilho. O sutiã era retorcido e sem nenhuma estrutura no bojo, com cores fortes, como verde-limão e rosa-pink. O fio-dental e a asa-delta foram uma febre, assim como o sunquíni.

Anos 90

A parte de baixo era uma espécie de sunga ou shortinho e a camuflagem foi uma padronagem típica da década.

Anos 2000

Há uma mescla de diversas modas antigas, principalmente dos anos 70 e 90 tornando-se menos comum o modelo asa-delta. Novos modelos bastante diferentes como um, que de frente aparenta maiô, mas de costas apresenta-se como um biquíni. São criados e apresentados em desfiles de modas, virando febres em cada momento.

Anos 50
Anos 60
Anos 70

Anos 80

Anos 90

Anos 2000

 Curiosidades

    * Os mais antigos precursores dos biquínis de que se tem notícia foram mostrados em um mosaico romano do século IV em que várias mulheres, de saiote e bustiê exíguos, praticam esportes.

    * A atriz americana Jayne Mansfield foi a pioneira em usar um modelo cuja peça inferior avançava um pequeno centímetro até mostrar o umbigo, motivo de escândalo em Hollywood, no início da década de 60.

    * Num verão ao final dos anos 70, apareceu o biquíni de crochê, que ficava todo torto quando molhava. Para segurar no lugar, as mulheres enrolavam a lateral. Assim nascia, por acaso, a tanga.

    * Em alguns países Americanos e em vários Europeus assim como no Ocidente, é moda e muito comum assim como as mulheres, os homens usar sunga cavada do tipo tanga (fio-dental) nas praias, contrapondo com o preconceito e o contraste cultural ainda existente no Brasil.


 



















Comentário da blogueira:

Quem nunca ousou usando biquíni que atire a primeira pedra!
Eu, por exemplo, sempre usei aqueles biquínis um pouquinho maiores na parte debaixo, já que tenho o quadril largo, mas no final do ano passado resolvi ousar! Comprei uma peça menorzinha embaixo e sem pensar no conforto. Acabei me surpreendendo, já que a peça menor acabou marcando menos no corpo. Parecia que eu não estava usando biquíni, e sim, uma calcinha. Além do bronze que ficou bem mais moderno e bonito!
Eu adoro biquíni. Acho lindo, principalmente uma peça branca em um corpo bronzeado...
E vocês, quais modelos, cores e tamanhos preferem?


Nenhum comentário: