Assine nosso Feed! :D

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Assunto da semana: Halloween!


Olááá! Tudo bem com vocês?

Para começar com o pé direito e muitas superstições, este é o primeiro post oficial do blog, que traz o primeiro assunto abordado.
Nós vamos começar falando sobre uma data que pode-se considerar comemorativa, apesar de não ser aproveitada aqui no Brasil. Vamos falar sobre o Halloween!

As pessoas sabem que ele existe, mas muitas vezes deixam passar e simplesmente assistem aos filmes que passam na televisão. Os quais vamos indicar possivelmente em um próximo post.

A História do Halloween
O Halloween é comemorado todo ano, no dia 31 de Outubro, na véspera do Dia de Todos os Santos e dois dias antes do Dia de Finados.
A celebração ocorre na maioria dos países ocidentais, mas é mais representativa nos Estados Unidos, onde foi levada pelos imigrantes irlandeses em meados do século XIX.
Retrato de uma festa irlandesa de Halloween em 1833

Ele tem uma história de mais de 2500 anos e surgiu entre o povo Celta.
Eles acreditavam que no dia 31 de Outubro (o último dia do verão), os espíritos saíam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, o povo colocava nas casas objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, nabos cortados com faces arrepiantes...
Durante a Idade Média, a festa foi condenada por ser considerada uma festa pagã, ou seja, uma festa que contraria os preceitos cristãos. Foi aí que ela começou a ser chamada de Dia das Bruxas :D
A Inquisição caçava as pessoas que comemoravam esta data e condenava à fogueira.
Para diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (02 de Novembro).

Halloween no Brasil
A comemoração chegou ao Brasil por influência americana, mas muitos brasileiros criticam que a data não tem a ver com a nossa cultura e então deve ser deixada de lado para dar espaço ao nosso folclore, que deveria ser mais valorizado.
Por isso, o governo criou, em 2005, o Dia do Saci, também celebrado dia 31 de Outubro.


Opinião da blogueira xD
Eu acho o Dia do Saci uma besteira... Uma contraposição ao Halloween. Qual o problema de adquirirmos uma cultura americana? O nosso carnaval não é uma festa cultural? Assim como a Festa de Parintins e a Festa Junina?! Temos festas do nosso folclore e nossa cultura. A mente fechada das pessoas, faz com que o governo acabe criando datas sem sentido, ao invés de criar leis e soluções para os problemas do nosso país.
A comemoração é uma coisa pessoal. Celebra quem quer. Gosta quem quer. Assim como a religião, cada um tem a sua, o Halloween deve ser comemorado por quem acredita nesta crenças. As pessoas não entendem que isso contribui para a nossa cultura e para a nossa diversão.
Bom, terminei meu momento de "odeio tudo e todos". Ainda bem que nós temos festas para pessoas que gostam do Halloween.
Festa do Saci? Pra quê? :D
 
O nabo do Halloween


 Aliás, vocês sabem por que são usadas as abóboras nesta data? Eu expliquei mais ou menos ali em cima, mas vou retomar agora com detalhes.
É que os imigrantes irlandeses tinham o costume de fazer buracos em nabos para espantar os espíritos. Mas quando chegaram nos Estados Unidos não acharam nabo e tiveram que fazer com abóboras…

Bom, esta é a história do Halloween, para dar início a uma semana com vários links legais para quem gosta desta comemoração.
Continue visitando nosso blog e confira as próximas postagens sobre o Dia das Bruxas. Na próxima semana, um novo assunto ainda melhor do que este. Tem alguma sugestão? Deixe um comentário, ou envie email para: contato.sa@live.com
Se quiser receber informações sobre os posts do Salto Alto, envie pra gente também o seu email :D
Obrigada pela visita! Até a próxima :D

Nenhum comentário: